15 Jan 2012

Tem paixão, guerra, sangue e suor.
Falta sexo (é inglês).


I met a writer last week who got the idea for his second novel from the screen version of his first one.
The Penguin Dictionary of Jokes - Fred Metcalf

Um filme que incrivelmente tem pontos de contacto com a realidade portuguesa.
Contemos rapidamente uma parte da história.
O filme procura dar uma ideia do que foi a campanha no Sudão para esmagar uma revolta islamita que punha em perigo uma possessão britânica naquela altura em que o Sol não se punha sobre o Império de Suas Majestades.
E foca-se essencialmente na batalha de Abu Klea .
Ora esta batalha foi amplamente vencida pelo contingente britânico mas realmente para aquilo que o realizador queria contar (e que contou de forma soberba) era necessário que o resultado fosse ao contrário.
E assim fez tornando-se uma espécie de Roubário Benquerença.
Está explicado o primeiro ponto de contacto com a Tugulândia.

Quem é o futuro herói?
Pois um oficial, aliás o filme apenas retrata a vida dos oficiais e de uma alta burguesia do tempo e temos que ser sinceros o retrato que dá é de uma espantosa qualidade na maneira como mostra os maneirismos e o sentido de honra e dever daqueles tempos.
Mas este oficial era diferente.
Tinha uma noiva e enquanto se tratava de passear a brilhante farda não havia problema que só surgiu quando o regimento é convocado para ir defender uma remota parcela que mal se sabia apontar no mapa.
E resigna o que era pouco menos do que desertar.

Recuemos aos anos 60 e 70 na Tugulândia e lembremos aqueles heróis que andavam por aí e que despreocupados passavam parte dos dias nos cafés em juvenis brincadeiras.
E de repente eram convocados para a Guerra em África e como num passe de magia davam em grandes revolucionários e iam fazer a revolução para os cafés de Paris.
Ora ai está o segundo ponto de contacto com a Tugulândia.

Mas este semi-desertor arrepende-se e como não podemos contar o filme sem tirar o apetite a quem o deseje ver apenas acrescentamos que cinematograficamente é de qualidade super e arrepia ver os batalhões marcharem absolutamente organizados e disciplinados pelas areias do deserto como se estivesse em Londres.

No comments: