30 Mar 2010

Quebrou


O joyful light, for in thee only In trust we seek and seeking find a way
Strength of the tempted father of the lonely from out our darkness bringest thou the day...

Perdido no meio de uns vales na Irlanda, longe, muito longe de tudo, um severo colégio recebe meninas de boas famílias para as tornar, suponho, em excelentes esposas e mães.
A disciplina é aquela que se espera e é dirigida com mão de ferro, envolta em luva de veludo.
As meninas são encorajadas a constituírem-se em grupos.

É neste contexto que uma pobre desgraçada espanhola cuja família mui nobre anda tão atarefada a ver o mundo que considera um estorvo levar além das malas a herdeira é ali depositada.
Recebida com grande animosidade pela leader do grupo onde é colocada vai através de muita simpatia. grande destreza física no desporto favorito (os saltos de trampolim para a gélida água do lago)conquistar o seu lugar e disputar a liderança com a mais que antipática e snob detentora do cargo.

Seria um filme interessante, um filme de época inglês muito bem feito que mostra quão cruéis podem ser as relações num universo tão concentracionário como é um colégio interno perdido no meio de nenhures.
Mas, tem mais , tem aliás muito mais.
Tem uma professora, a de natação que tem um segredo que se pode revelar, era uma antiga aluna que seja qual for o motivo ficou ali e que apenas se sabe que o é, porque a dona um dia lhe aponta a esbatida foto onde ela e outras dezenas estão no dia da formatura.
Mas às alunas vai contando viagens fascinantes que nunca fez a partes exóticas sempre com grandes detalhes, muita aventura e romance à mistura.

Mas ela também tem outro segredo.
E esse, incontornável, vai destrui-lhe a vida e modificar a vida de todos os outros.
Não perca.

Está aqui .

No comments: