5 Mar 2010

2 + 2 Não é igual a 4

Finalmente consegui ver este filme.

A primeira curiosidade é que ele foi um dos maiores exemplos da regra do "sticky sheet" ou seja o lençol que nas cenas de sexo por um milagre desnudava o peito dos homens e cobria o das mulheres que estavam a cinco centímetros de distância.
Claro que era nos anos sessenta, hoje como saborosamente um crítico fez notar, "os filmes começam onde antigamente acabavam".

A segunda curiosidade, esta bem triste é que foi um dos maiores papéis de Natalie Wood, uma actriz lindíssima, morta em circunstâncias muito misteriosas.
Vou contar:

Uma noite jantou com o marido e com o actor com quem estava a fazer um filme e que era Christopher Walken. Segundo testemunhas estava brutalmente embriagada quando os três abandonaram o local e rumaram para o seu barco. Durante a noite caiu ao mar e afogou-se, ponto final.

O filme é todo sobre a libertação sexual que os anos sessenta impulsionaram.

Um casal resolve ir passar uns dias a uma clínica de terapia tão ao gosto americano nas montanhas. Vem de lá tão modificado que quando o marido conta á esposa que teve um caso numa viagem de negócios ela acha que foi estupendo e que reforçou o amor entre ambos.
Senhoras portuguesas, favor tomar nota.

Na próxima viajem que ele faz, ela resolve meter na cama o professor de ténis e ele acha muito bem quando chega a casa e ela o avisa do facto e acabem a beber um Jack Daniels na cama de casal..
Senhoras portuguesas, por favor não copiem tudo o que vem lá de fora.

Por fim os dois casais que dão o nome ao filme depois de muitas peripécias muito bem contadas e com diálogos belamente escritos resolvem passar um fim de semana juntos.
E quando tudo parecia que corria belamente e que a libertação estava ali mesmo á esquina, a realidade, bem podíamos até talvez dizer o amor coloca um ponto final naquelas ideias e verificam que numa troca nem sempre se ganha.
O filme é claro que é mais complexa do que esta superficialidade e a nota mais curiosa é a verdadeira diferença total e absoluta entre os dois casais e mais ainda entre as duas mulheres.

Como se uma fosse virtuosa e inteligente e a outra não.
Gostei imenso.

No comments: