3 Feb 2010

Tão igual à vida real ...




Christopher's Son: We go home now?
Christopher: Not home, no. This is where we must go. See that tent there? That might be ours.


Parece um filme de ficção científica mas sendo-o não é.

Um dia uma nave chega a um território e dentro dela vêm seres com um aspecto absolutamente diferente que ainda por cima, por um azar, chegam doentes e esfomeados.
Os possuidores do território ricos e bem armados delimitam uma área onde são alojados e mantidos sobre estrita vigilância.


Passa-se na África do Sul em Joanesburgo e as semelhanças com o antigo subúrbio do Soweto são avassaladoras.
Para completar o cenário social o Distrito 9 (é aqui que foram alojados) é dominado por um gang de negros originários da Nigéria, ou seja o dominador autoriza que um subgrupo mantenha a ordem evitando assim ter que entrar num território demarcado.
Mesmo assim e embora sendo controlada a natalidade chega o dia em que é necessário removê-los para mais longe, um caso banal nas grande cidades.


Claro que a transferência não é pacífica e no decorrer desta o oficial superior que comanda toda a operação vai ter uma estranha experiência.
E no fim e por fim ele próprio vai perceber que a diferença entre amigos e inimigos é muito mas mesmo muito ténue.


Está nomeado para quatro Oscar, deve ganhar pelo menos um (melhores efeitos especiais) e provavelmente dividi-lo com Avatar.
Não perca, vale bem o dinheiro do bilhete.


Também está aqui

1 comment:

lenor said...

Não sei se sabes não tenho ninguém que organize a minha agenda e ma ponha à frente dos olhos a dizer: estás a ver?, é daqui a uma hora; e eu não tenho a capacidade extraordinária que é preciso ter para o fazer.
Mas pode ser que consiga ver o filme.
:)*