17 May 2008

Fumar Mata As Notícias



Sócrates fumou um cigarro inocente no avião. Reacções? Caiu o Carmo e a Trindade. É assim a Lisboa política: reage com indignação moral a «fait-divers» ridículos
Henrique Raposo


Cinco-jornalistas-cinco no Expresso de esta semana encontraram motivo para falar no cigarro de Sócrates.

Um deles, o senhor Director, aproveitou para voltar a dizer o nome do fulano e do jornal, já agora são Luciano Alvarez e o Público.
Sobre este senhor é curioso ler que ele próprio confessa que viajou a convite do Governo.
Se alguma vez lhe der na real vontade convidá-lo para sua casa já sabe com o que conta.
Se a sopa estiver esturrada ele vai botar a boca no trombone, se não estiver é possível que faça o mesmo.
Outro dos empregados do jornal foi o senhor Daniel Oliveira.
Este como é seu normal não consegue ver as coisas com clareza e assim começa logo por dizer que “Em qualquer outro voo, se qualquer pessoa puxasse de um cigarro não chegaria à segunda bafurada.” Por acaso é baforada e não se percebe como é que os revisores do expresso deixam passar tanta gralha.
E depois continua comparando um voo fretado a um voo comercial e termina declarando que
“é proibido fumar, sem qualquer excepção, em transportes aéreos”.
Ora das duas uma, ou ele não conhece o projecto A380 ou quer evitar que ele venha a Portugal.


Houve, felizmente, uma voz sensata e gosto de o dizer até porque normalmente na sua escrita encontro sempre amplos motivos para me desiludir.
Ora ele toca no ponto sensível quando reconhece que aquela era “a excepção privilegiada de um voo fretado” e lamenta e com muita razão que “
é preciso ter um estômago à prova de vómitos para, sendo jornalista convidado a bordo do avião do Governo, aproveitar a oportunidade para denunciar as fraquezas íntimas dos governantes.”.
Termina sugerindo que “
Eu, se fosse o primeiro-ministro, da próxima vez dizia-lhes: “Agora vão em voo comercial e paguem os vossos bilhetes”.”.
Nem mais.

Foi Miguel Sousa Tavares.

Esta polémica veio tão a propósito distraindo os senhores jornalistas do verdadeiro trabalho de apontarem o péssimo caminho para onde corre o país que atrevo-me a dizer foi o cigarro que melhor soube ao Nosso Primeiro.

6 comments:

quink644 said...

O meu comentário por ser grande pode ser consultado em: http://thebraganzamothers.blogspot.com/2008/05/huummm-sim-senhor.html

fado alexandrino. said...

Muito obrigado.
A resposta ao mesmo foi lá dada.

quink644 said...

Idem.
Com os melhores cumprimentos...

quink644 said...

Desculpe, mas lembrei-me agora de uma sugestão que me fizeram... Nada disto se teria passado se o nosso PM saísse por uns momentos, em pleno voo, para fumar o tal cigarro. Creio que os portugueses lhe agradeceriam, a ele e à gravidade...

Anonymous said...

Eu não tenho dúvidas, até pela resposta pronta e bem elaborada de Sócrates e o seu ar de gozo à menino de escola, que este incidente foi premaditado, como isco deitado aos cães, para nos distrair dos acontecimentos da viagem.

Chavez está sentado em cima do seu petróleo e faz o que quer dos visitantes, que servis e de mão estendida, se sujeitam a tudo...

Dá-se ao luxo de os gozar em público. Uma visita destas é sempre uma incógnita e há que distrair o povo.

Repararam na cena da Nossa Senhora de Fátima, em que o nosso PM, representante oficial do Estado português, responde oficialmente em Castelhano?



2Bs

fado alexandrino. said...

Anonymous said...

Parece muito elaborado mas que há bruxas há