10 Aug 2007

Para Marina


The nearer the Church the further from God
Bishop Lancelot Andrewes

Marina, muito simpaticamente, num comentário a um post meu encoraja-me a “reflectir nas palavras de Cristo de forma séria” e vai avisando que a sua ideologia é diferente da minha porque “o meu primeiro principio é que a minha importância é igual à de qualquer outro ser humano; o segundo é que ninguém manda em mim, e eu também não mando em ninguém.

Antes de mais devo dizer-lhe que tenho a maior dificuldade em considerar-me cristão. Não que não gostasse de seguir tantos e tão avisados conselhos, mas só a ideia de oferecer a outra face, causa-me arrepios.

E por outro lado, e muito francamente, não considero de maneira alguma que a minha importância seja igual à dos outros, cada um é um ser único e deve afirmar o seu valor e logicamente num mundo competitivo ser o melhor entre os melhores.
É assim que as coisas funcionam e ignorar estas regras básicas pode ser politicamente muito correcto, pode ficar muito bem numa conversa de café, mas é uma novela brasileira e não uma realidade.
E por isso uns mandam e outros são mandados.

Agora quero acreditar que existe um Ser Superior e que esta vida tem sentido se se prolongar numa outra dimensão que espero não julgue que estou a confundir com essas tolices da reencarnação.
Se quando morrermos tudo acabar qual a diferença entre nós e um carapau?

Mais do que ser cristão, ou seguir as palavras de Cristo, o qual muito justamente já foi considerado um dos percursores do comunismo, o que interessa é ter uma vida de que no nosso íntimo nos possamos orgulhar e sentir como pais que conseguimos ser um exemplo.
Da parte que me toca, tive essa sorte, para a qual trabalhei.

Como deve ter reparado tenho valores que hoje estão em completo desuso nas sociedades modernas. Afirmá-los vai contra tudo o que hoje é considerado moderno. Nada que me preocupe, pois é bem certo que a sociedade encontrará em si os meios necessários para corrigir os desvios que de tempos a tempos se tornam modas.
E, claro, acredito que um dia todos seremos julgados por uma Lei acima de nós.
Espero ser perdoado.

Ethics does not treat of the world. Ethics must be a condition of the world, like logic.
Ludwig Wittgenstein


3 comments:

Anonymous said...

olá

Nunca pensei merecer um post inteiro . É melhor esclarecer já que às vezes sou crente , outras ateia , mas Cristo é a pessoa que sigo sempre , porque acho que só orientando-nos pelas suas palavras podemos conseguir que toda a humanidade seja feliz , e já agora , as outras espécies- a diferença entre mim e um carapau , do ponto de vista de Gaia , é nula , e não me faz confusão nenhuma.
As minhas capacidades , neste mundo competitivo , foram desenvolvidas -ou poderiam ter sido- ao máximo , ou quase : meu pai pode pagar um colégio marista e Faculdade . A minha obrigação, como membro de uma comunidade injusta , é dizer a toda a gente que isto não é justo. Muitas pessoas com capacidades superiores às minhas nem sequer sabem que as têm . Não só na Europa , nem na América , o Mundo é bem mais vasto , inclui o Darfur e a Etiopía, por exemplo.
Eu gosto de si , sério , acho que é sincero nos seus textos e expõe-se , muitas vezes de forma que já sabe que vai ter troco.
Somos todos iguais , Fado, acredite. Toda a gente é óptima nalguma coisa e ninguém merece ser mandado. Merece ,sim, ser esclarecido sobre a sua importância , igual a de todos. De aí que eu pense que a Anarquia deve ser a utopia a seguir pelos mais esclarecidos. E quem sabe?
Já todos os sistemas foram experimentados sem sucesso e as únicas experiências anarcas ( aniquiladas pela direita e esquerda)durante a guerra civil espanhola até foram bem sucedidas- leia-se "Lutando na Espanha" de Orwell.
Saudações amigas.

Anonymous said...

E acredito ,sinceramentem, que os danos que provoco ao Planeta Terra são mil vezes superiores aos de um elefante ,,uma foca ou um carapau.E que eles têem tanto direito ao seu habitat quanto eu.
O Planeta não está cá para darmos cabo dele à espera de irmos para o ceú. Está cá para o disfrutarmos , em harmonia com os outros animais. Especismo , sabe o que é?

fado alexandrino. said...

Muito obrigado pelos seus comentários que acrescentam qualidade.
Vou fazer-lhe uma confidência.
Evito ao máximo falar ou escrever sobre religião, crenças e fé.
Considero estes assuntos do mais íntimo das pessoas.
As palavras que escreve mostram uma pessoa muito sensível às desgraças alheias, atenta aos problemas do mundo e com muita fé nas pessoas.
Lastimo ser-lhe franco, não me vejo assim.
Não sabia o que era o especismo, fui ver.
Estamos sempre a aprender.
Haverá certamente, mais esquinas de pensamento onde nos iremos encontrar e, quem sabe, contraditar.