12 Jun 2007

Dá que pensar


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Esta simples frase, dita centenas de milhares de vezes pelos portugueses, todos os dias, põe pessoas como a Ana Drago (por onde andará que não temos visto aquela carinha laroca) completamente fora do sério.
E claro, juntam logo a grande necessidade de tirar os crucifixos das salas de aula em vez de se proporem colocar a matemática ou o português na moda.
É curioso que a esquerda sempre teve uma particular aversão a toda e qualquer religião particularmente a católica, porque diz ela, faz a cabeça das pessoas ou no pitoresco discurso de um grande político português no activo origina derivas sociais-democratas!

Claro que estas pessoas de cabeça desfeita, são só aquelas que não seguem a Grande Cartilha (aliás outras forma de religião) porque aqui, embora todos pensem o mesmo e os braços no ar se levantem respeitosamente apoiando, é tudo pelo bem comum e para depois, irmãos, podermos ir lá fora convertê-los, à força se necessário, claro.

É legitimo ficar preocupado com os fanatismos, de um e de outro lado, mas ignorar e hostilizar uma percentagem esmagadora de portugueses, não me parece ser a melhor solução.
Tudo isto a propósito de uma ida que hoje fiz para tirar umas fotos ao Campo Mártires da Pátria.
Como sabem está lá a estátua do Prof. Doutor Sousa Martins , que por acasos que não vêm ao caso é por muita gente considerado um santo.
A Igreja, tanto quanto sei, não lhe reconhece qualquer santidade que não faz diferença nenhuma a quem precisa, procura e pede.
Da fé dessas pessoas, das suas angústias, das suas dores, lá está uma quantidade admirável de oferendas.
Eu sei que para muito é uma manifestação de obscurantismos, de ignorância de lamechice.

Eu por mim acho que as devemos respeitar, provavelmente como elas me respeitam a mim.

No comments: