6 May 2007

Suicide-se sózinho


Vai uma azáfama tremenda na blogsfera sobre o magno problema nacional.
E esse é, o fumo. Do tabaco.
Ora parece que vai ser partejada uma lei que proíbe os fumadores de me atirarem para cima com o fumo dos seus cigarros ainda por cima misturado com qualquer bacilo que os mesmos já tenham no corpinho enquanto estou a almoçar.
Acho muito bem e acredito que tarde ou cedo podemos ser um pouco mais civilizados.

A defesa dos fumadores está muito bem entregue a dois fundamentalistas sendo que um é o Dr. Tavares e o outro é a sua cópia em vermelho.
Mas hoje um Investigador em biotecnologia o senhor doutor João Miranda vem também defender o mesmo e puxa como argumento que “De acordo com o liberalismo clássico, cada indivíduo tem direito a uma esfera de liberdade inviolável dentro da qual é soberano”.
E continua explicando que “
Uma pessoa que constrói ou que adquire um restaurante tem o direito de fazer o que quiser com aquilo que é seu.”.

Seria engraçado que ele fosse a esse restaurante e ao pedir a conta o dono lhe adicionasse uma gorjeta obrigatória e se recusasse a passar uma factura só porque lhe apetecia usar a lei de “aqui mando eu”.

O investigador conclui que “Esta decisão não interfere com o direito que cada um ao ar puro porque ninguém é forçado a frequentar um determinado restaurante.” o que no limite, se em todos se fumar, eu tenho que deixar de ir a restaurantes.

Ou seja e esfera do senhor doutor é do tamanho do mundo e do seu egoísmo.

3 comments:

Anonymous said...

Desde que o dono do restaurante tivesse afixado , em local visível , da obrigatoriedade de gorjeta , não há nada a dizer. Tal e qual como tem de ter uma lista dos preços praticados ( que são livremente determinados por ele, ninguém impede que leve 200 euros por um bife , desde que afixado , conforme a lei). Assim também deveria ser com o fumo. Não entro em muitos restaurantes , não pelo fumo, sim pelos preços ou por outras razões. E não me queixo , (não penso fndar um movimento pela obrigatoriedade de preços acessiveis). É o mercado. Concordo em absoluto que não se fume em locais que as pessoas têm obrigatoriamente de frequentar, mas só.

Anonymous said...

esqueci-me de dizer que , quanto à factura, basta chamar a polícia. Não é assim tão fácil fugir ás obrigações instituidas.

Anonymous said...

This is great info to know.