28 Mar 2007

1950


Nesse ano era Ted Smith o treinador da equipa nacional e nas eliminatórias para o campeonato do Mundo no Brasil, Portugal perdeu por 5-1 em Espanha, empatou em Lisboa por 2-2 e foi eliminado.

Palavras do treinador:

Há grande falta de aperfeiçoamento individual na maioria dos jogadores portugueses. Faltam a esta selecção elementos de classe internacional, mas os bons valores não surgem de geração espontânea, cultivam-se com treino metódico, muito treino - e a diferença que existe entre os portugueses e os espanhóis é a mesma que existe entre o profissionalismo e o falso amadorismo. Mas não posso alongar-me em minúcias e pormenores nem citar factos que possam redundar em prejuízo da minha posição perante o comité seleccionador. Tenho dois filhos e interessa-me assegurar-lhes a educação.

E mais à frente:

O erro maior - o erro indesculpável - foi a ordem de recuar para defender o resultado (Portugal esteve a ganhar por 2-1 e bastava ter ganho para forçar terceiro jogo) quando se impunha avolumar a escassa diferença que nos separava dos espanhóis.

Foi há cinquenta e sete anos.
No futebol algo mudou, no resto também. Para pior.

Nota. Citações e imagem de A Bola.

No comments: