31 May 2006

Jovens, crianças ou delinquentes?




Fátima Bonifácio, ontem num programa da RTP1 sobre violência nas escolas disse abertamente o que muitos pensam.
Estes jovens, crianças na opinião do psicólogo que lá estava, são apenas e simplesmente delinquentes.
Se fosse preciso mais alguma achega para lhe dar razão, as patéticas entrevistas que os “jovens” deram durante o programa foram exemplares.
Um justificou não tirar o boné, o “cap” como lhe chamou durante a aula por causa do gel que não tinha ficado bem na carapinha.
Aposto dobrado contra singelo como breve vai frequentar uma cadeia portuguesa.

Ora Georges Fenech num livrinho muito interessante chamadoTolerância Zero aborda exactamente o problema da violência urbana e recorda-nos a Lei das janelas Quebradas posta em prática por Rudolph Giuliani e que se baseia no princípio de que “se um vidro partido não for substituído, todos os outros vidros terão em breve a mesma sorte.

Durante o mesmo programa foi ainda abordado o caso de uma professora ameaçada pelos pais de uma “criança” que temiam perder o subsídio de integração se a mesma chumbasse.

Em França segundo conta o autor “a experiência da suspensão dos abonos de família em caso de desescolarização de um menor de 16 anos é das mais instrutivas. Não é raro que os pais tenham reencontrado toda a sua autoridade sobre a descendência depois da aplicação daquela medida”
Pags. 96/97.

Embora a França seja dificilmente um exemplo, recomendo este livro como uma pista para soluções que vão tardando aqui no quintal.

2 comments:

Anonymous said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anonymous said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»